segunda-feira, 2 de agosto de 2010

AULA DIA 09/8/2010 - REFLEXÕES SOBRE NATUREZA E CULTURA, PENSAMENTO E LINGUAGEM, TRABALHO E ALIENAÇÃO

1) Faça um quadro comparativo das características do institno animal, da inteligência concreta e da inteligência abstrata.

2) Faça um quadro comparativo das características da linguagem animal e da linguagem humana.

3) A partir da citação do jurista e filósofo Norberto Bobbio, responda às próximas duas questões:
" apenas a democracia permite a formação e a expanção das revoluções silenciosas, como foi por exemplo nestas últimas décadas a transformação das relações entre os sexos - que talvez seja a maior revolução dos nossos tempos".

3.1) Em que sentido a democracia permite "revoluções silenciosas"?

3.2) Você concorda que a mudança na relação de gêneros "talvez seja a maior revolução de nossos tempos"? Justifique sua resposta.

4) Enumere os diversos sentidos que se confere à palavra CULTURA.

5) O que significa dizer: O ser humano não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante.

5 comentários:

  1. A ideia de renovar a sociedade através da liberdade de idéias, a maneira de viver e a evolução da mentalidade, permite a formação e o crescimento das revoluções silenciosas, como a transformação das relações sociais.Será que o Capitalismo passou a ser o grande vilão?Afinal foi o responsável pela exclusão social e concentração de renda.
    Podemos citar tambem..a Democracia, a forma participativa de governo, as entidades não governamentais,o desenvolvimento no campo tecnológico e informação são consideradas revoluções silênciosas.

    ResponderExcluir
  2. INTELIGÊNCIA CONCRETA...è a capacidade do personagem perceber e reagir a realidade da situação concreta e objetiva à sua volta e de aprender habilidades manuais assim como tudo que se refere à pilotagem, orientação, pontaria e destreza. Eles preferem obter informações com os seus próprios olhos e sentidos e confiam neles mais do que em ideais, teorias e intuições.São práticos e realistas no bom e no mal sentido.Tendem a aceitar as coisas como são e viver o aqui e agora.Lembram os fatos mas não formulas e teorias.

    INTELIGÊNCIA ABSTRATA...Raciocínio sobre abstrações, generalizar e aprender habilidades relacionadas à lógica, linguagem, matemática, música,ciências e filosofia.Costumam tomar decisões objetivamente, considerando causa e efeito, analisando e ponderando as evidências.Focalizam-se nas consequências lôgicas de qualquer escolha ou ação. Decidem com a cabeça, e não com o coração, são frios e pouco emotivos e tem alguma dificuldade de falar de sentimentos e esclarecer mal-entendidos.

    ResponderExcluir
  3. Será que dizer:O ser humano não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante...é expressar a fragilidade e a grandeza humana?

    ResponderExcluir
  4. Postei alguns assuntos que foram abordados e que me chamaram a atenção até por ter pesquisado..adorei a aula de hoje.Os filmes também são muito bons.

    ResponderExcluir
  5. Assisti um filme e achei interessantíssimo uma parte que nos faz refletir, e diz assim: "Um filósofo certa vez perguntou: "Somos humanos porque contemplamos as estrelas ou às contemplamos por que somos humanos?" O verdadeiro ponto é: As estrelas também nos contemplam? Essa é a questão."... tá aí, compartilhado! ;)

    ResponderExcluir